Projeto Kane
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Projeto Kane

Para membros do Projeto Kane e do Manifesto Anti-Globo. Discussões acerca do Projeto
 
InícioPortalProcurarÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Racionais Mc's!

Ir para baixo 
AutorMensagem
Danilo
Admin
Admin
Danilo


Número de Mensagens : 45
Idade : 38
Data de inscrição : 11/04/2008

Racionais Mc's! Empty
MensagemAssunto: Racionais Mc's!   Racionais Mc's! Icon_minitime11.04.08 22:26

Conjunto de Rap nacional, composto por Mano Brown, Ice Blue, Kl jay e Edy rock. Foi formada em 1988 em São Paulo.

Agora Sem mais delongas.

Conjunto com letras impactantes, que ao contrario do que eh pensado naum prega a violencia explicitamente, e sim mostra a realidade de forma nua e crua, (soh quem conhece o capão para saber), prega a vida de pessoas que vivem nas favelas e as situações a que são submetidas, tratam de temas como jovens que caem no mundo das drogas ou que usam do crima sua forma de vivencia.
T endo lancado inumeros Hits como Pânico na Zona sul, Fim de semana no parque, Homem na estrada, sobrevivendo no inferno, diario de um detento, magico de oz, formula magica da paz, Vida loka pt 1 e 2, nego drama e diversos outros.

Tem em foco nas letras a miseria que uma grande parte da população convive, a vida dos jovens no mundo do crime. Porém a intenção do proprio mano brown e dos demais eh lutar contra a opressão sofrida pela massa, buscam dentro das canções mostrar que na periferia existem PESSOAS, e naum apenas numeros na sociedade.

Com o repudio a grandes eventos nacionais eles apenas mantem compromissos proprios, se negam a aparecer na Rede globo e mais algumas. Fazem parte de uma cultura revolucionária Urbana que usaram os meios necessarios e naum dominatorios para chegam em foco e estar na midia.

Claro que mto filho de papai diz q gosta do som da Favela, eles nunca estiveram em uma nem sonham com tais situações. Nunca estiveram tete a tete com as situações nem com o crime em si!
Pagar de gatão com as poesias do Mano Brown eh ateh q facil
Dificil eh chegar no coração da escrita e entender que os Raps naum são feitos para serem bunitinhos e sim para dar margem a sociedade menor que no entando eh a grande maioria nacional!

A forma desta população ser vista e reconhecida eh atraves das poesias das ruas, os Raps!

eu indico e aprovo Racionais Mc's!
Ir para o topo Ir para baixo
https://projetokane.forumeiros.com
Danilo
Admin
Admin
Danilo


Número de Mensagens : 45
Idade : 38
Data de inscrição : 11/04/2008

Racionais Mc's! Empty
MensagemAssunto: Racionais Mc's - Periferia é periferia!   Racionais Mc's! Icon_minitime11.04.08 22:27

Vou completar o que nosso caro amigo disse sobre o Racionais Mc's de maneira direta e clara pois segundo o próprio Mano Brown, "minha palavra vale um tiro eu tenho muita munição". O Racionais destacou-se não apenas por letras impactantes, realistas e diretas sobre a realidade oprimida do favelado diante do paradoxo cidade grande X pobreza alarmante, em termos mais claros, Itaim Bibi X Capão Redondo, Jardins X Pirajussara, etc. O grupo possui uma musicalidade exclusiva no Rap nacional tendo como base o Funk clássico de James Brown, por exemplo, (pra quem não sabe o nome Mano Brown é derivado do mestre do Funk James Brown) Marvin Gaye, Jorge Ben Jor, etc.
Aquém de toda essa influência e originalidade musical do grupo da Zona Sul da capital paulista, ainda há uma grande polêmica em torno do Racionais, e esta polêmica não passa de um mito que deve ser imediatamente desmistificado: O Racionais faz apologia ao tráfego de drogas e ao crime organizado? Seria uma grande ingenuidade responder "sim" ou "não" pois a questão vai além disso: O que é o crime? ou melhor, o que é um criminoso? Nas palavras do próprio Mano Brown em entrevista concedida para o programa Roda Viva da Cultura, "Qualquer brasileiro que aceite o país como ele é, é um criminoso". Acredito que estas palavras resumam de forma objetiva que na verdade o "criminoso", o "ladrão" que a sociedade despreza é fruto da própria sociedade, ou seja, a má distribuição de renda aliada a uma péssima administração estatal, a qual não prioriza em nenhuma instância os desfavorecidos histórica, social e culturalmente, criou, de algum sorte aquilo que a nossa sociedade chama de forma veemente de "bandido". Concordo com o Mano Brown pois só existe o "bandido" porque existe também o playboy que ostenta em demasiada luxúria seus bens materiais como automóvel zero, celular, tênis de marca, etc.
O "bandido" não chegou na periferia paulista numa nave extraterrestre ele é fruto das relações sociais de cada um de nós.
Ou seja, nós criamos o "bandido", o "traficante", o "estelionatário" mas a nosso cegueira burguesa e egoísta faz com que vejamos eles como inimigos. Mas há que se dizer que se para nós o inimigo é o "bandido", para o "bandido" o inimigo somos nós.
Quem está certo? quem está errado?
Contudo, o Racionais, não faz defesa da criminalidade, haja visto exemplos de histórias mal sucedidas de ladrões como na música do Guina e naquela outra "hoje eu sou ladrão, artigo 157, as cachorras me amam, os playboys se derretem..".
"ai molecadinha tô de olho em vocês hein, não vai pra grupo não, a cena é triste, vamo respeitar o pãe e a mãe, ir pra escola, a cena é essa...".
Acredito que o Racionais dá uma visão revolucionária para os ladrões brasileiros, pois eles são revolucionários socialistas solitários, ou seja, agem em pequenos grupos e por isso vários morrem. O que o ladrão brasileiro faz? O ladrão faz a divisão de renda que não é feita justamente no nosso país.
A mídia prega um modo de vida luxuoso que não está a altura da maioria dos brasileiros e "você disse que era bom e as favela ouviu, tem whiskey, Red Bull, tênis nike e fuzil", o que então os desfavorecidos economicamente irão fazer? Se apropriar daquilo que a propaganda quer que eles consumam, mas o sistema não dá a mínima chance a eles.

Há uma música onde há um jovem numa loja de tênis e eles retratam de forma maestral essa situação: "de poder comprar o azul o vermelho, o balcão, o espelho, o estoque, a modelo, não importa, dinheiro é puta e abre as porta"

Bom pessoal, estou meio atrasado aqui, depois eu posto mais alguma coisa sobre o Racionais. Quem achar os videos no You Tube com a entrevista para o Roda Viva pode posta-los aqui.

Creditos Gennaro
Ir para o topo Ir para baixo
https://projetokane.forumeiros.com
 
Racionais Mc's!
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Racionais Mc's

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Projeto Kane :: Discografias :: Críticas à discos-
Ir para: